quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natal

Assim que entravamos nas férias grandes, íamos com os meus avós para a casa do Coimbrão, passado algum tempo o Sr. Figueirinha (taxista) levava-nos para a praia do Pedrógão.
A carga era muita, sacas de batatas, feijão verde tenrinho, couves... atrás ia a minha avó, as minhas três primas e eu.
Temos muitas historias desses tempos.
A menina/rapaz a quem estou tão cumplicemente abraçada é a minha prima mais nova. Na altura ou estávamos muito bem ou estávamos muito mal....
Mas vivemos verdadeiras aventuras. Desde a espionagem à Tia Maria, as muitas brincadeiras na praia e as festas Belle Époque, passando pela criação de animais e as idas à feira.... As bancas de caricas e garrafas de larangina C, mais os bolinhos de areia, muito bem apresentados, dentro da nossa barraca às riscas azul e branca ( ou seria verde e branco?) faziam as delicias das outras crianças que brincavam connosco.
Não tenho a foto de grupo... mas tínhamos muitos amigos, que víamos todos os anos naquela período de veraneio.
Por vezes também apresentávamos espectáculos de variedades aos nossos vizinhos de praia. Ora promovíamos um festival da canção, ou fazíamos um teatrinho. Este espaço por vezes também se transformava num verdadeiro salão de jogatina, o jogo predilecto dos crescidos era o king.
Quando os meus pais apareciam para me irem buscar, o meu pai, adorava fazer apresentações de ginástica. Era um homem muito atlético e belo. Lembro-me de sentir alguns respirares femininos mais inflamados quando ele aparecia e se exibia, mas era um pai com muita imaginação para brincar connosco.
Tenho muitas saudades de mar do Pedrógão, ainda hoje o consigo ouvir, e sentir o sabor salgado da neblina.
Quando tínhamos que regressar das férias cantávamos uma canção que uma das minhas primas inventou.
“Adeus praia do Pedrógão a apanhar pedrinhas do chão....”


3 comentários:

Digo Perigo disse...

Que malandrice estavam vocês a preparar, que reguilas!

Maria Quintans disse...

tão lindinha... :))

sara rocio disse...

Olá Maria,
...que saudades...
amanhã vamos ao concerto dos Ventilan na livraria Trama, se puderes aparece.
beijinho